Vidro aramado: O que é?
Os vidros existem em diferentes tipos e dentre eles está o vidro aramado, que, de acordo Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), está entre os mais seguros.
Amplamente utilizado na construção civil, o vidro aramado é mais disseminado em países do Oriente Médio e da Europa e com o passar dos anos vem caindo no gosto dos brasileiros. Ele possui como característica principal ser um tipo de vidro impresso translúcido, o que lhe permite boa entrada de luz nos ambientes e elegância, podendo ser aplicado variados projetos arquitetônicos.
Como é produzido o vidro aramado?
O vidro aramado possui um processo de fabricação muito parecido com o do vidro impresso. Durante a sua confecção ele passa por cilindros metálicos que espalham a matéria-prima em tamanhos específicos. Nesse momento é incluída uma malha de aço na mistura para então ela ser fixada durante o processo de resfriamento do vidro. Essa malha de aço é visualmente imperceptível e tem como função segurar os estilhaços do vidro em caso de quebra, o que dá a ele mais segurança.
O vidro aramado é encontrado em uma espessura de 7 milímetros e a sua instalação deve ser realizada de maneira minuciosa para um bom resultado. Um dos principais pontos relacionados a isso é que ele necessita de uma medição muito criteriosa, já que é necessário sempre deixar uma folga de 3 milímetros para que o vidro não fique sob tensão e diminua a sua resistência. Além disso, o transporte deve ser realizado com o material em uma posição vertical e com inclinação de 6%, evitando assim quebras.
Benefícios e utilização do vidro aramado
Esse tipo de vidro alia diversas vantagens nas construções que os utilizam e algumas delas são:
- Alto nível de proteção;
- Resistência ao fogo (consegue conter as chamas e a propagação da fumaça por cerca de 1 hora);
- Mesmo quebrado impede a passagem de pessoas;
- Devido a sua translucidez traz privacidade ao local mantendo a entrada de luz;
- Está disponível nas cores azul, verde e incolor.
O vidro aramado pode ser utilizado em variados lugares como guarda-corpos, coberturas, sacadas, fechamento de claraboias, móveis, vitrines, vidraças, parapeitos e muito mais.