Vidro laminado temperado: onde utilizar?
O vidro laminado temperado é o que há de mais seguro no quesito vidros atualmente. Isso porque ele alia as características do vidro laminado com o temperado, que sozinho já consegue ser cinco vezes mais resistente que as outras opções.
Basicamente o vidro temperado passa por uma têmpera para ser produzido e nesse processo ela é responsável por aquecer a matéria-prima a temperaturas muito altas, para em seguida, resfriá-la rapidamente promovendo um choque térmico no produto. Já o laminado é feito a partir de duas folhas de vidro unidas por uma película de polivinil butiral (PVB). Após realizar a junção de todas as partes ele é enviado por uma autoclave, que irá promover uma pressão e aquecimento, fazendo a fixação dos componentes.
Com isso, ao unir esses dois elementos se tem o vidro laminado temperado, que alia uma série de benefícios:
- Altíssima resistência;
- Múltiplas possibilidades de utilização;
- Baixa necessidade de manutenção;
- Boa durabilidade;
- Proteção contra os raios UV;
- Isolamento acústico e térmico;
Além disso, ele também é muito fácil de limpar e tem alta transparência.
Onde usar o vidro laminado temperado
O vidro laminado temperado pode ser usado na fabricação de produtos para residências, empresas e comércios. Ele é um dos mais escolhidos por engenheiros e arquitetos que buscam por uma matéria-prima com probabilidade de quebra muito pequena.
Dessa forma, ele é encontrado em fachadas, pisos, degraus, guarda-corpos, janelas, portas, vitrines, visores de piscina, aquários, divisórias, sacadas e claraboias.
Variações do vidro laminado temperado
E se engana quem pensa que o vidro laminado temperado é encontrado em apenas uma opção. Graças a quantidade de possibilidades de utilização ele recebe algumas versões no que diz respeito a cores e espessuras.
Com relação a espessura do vidro existem opções que vão desde os 6 milímetros até 12 milímetros ou mais, porém como esse tipo de vidro é naturalmente muito resistente não é necessariamente preciso ter uma placa muito grossa para se alcançar as especificações necessárias para aquela utilidade.
Pensando em tons, o incolor é o mais comum e versátil, mas quem quer algo um pouco diferenciado pode optar por um vidro laminado temperado verde, azul, bronze e até fosco.